sábado, 30 de maio de 2009

O que almejamos e desejamos alcançar com o Projeto Orientação Profissional uma Tarefa Envolvente, desenvolvido com os alunos terceiranistas do Ensino Médio da Escola é levar o aluno a pensar sobre suas características, potencialidades sonhos e ideais .
Isto é uma tarefa para o ano todo e tem como objetivo uma orientação que venha possibilitar ao jovem um maior conhecimento de si mesmo, seus interesses, aptidões e habilidades, levando-os a ter um conhecimento maior do vestibular, da vida acadêmica, das diferentes profissões e das tendencias do mercado de trabalho.
O projeto é desenvolvido da seguinte maneira, os alunos vão ao laboratóro de informática realizam testes de orientação vocacional tais como: Conheça a si mesmo, O que voce quer da vida, Descubra seus interesses Conheça seu potencial etc, assistem vídeos e também pesquisam sobre as profissões.
A Orientadora Educacional faz entrevistas e um bate papo sobre sonhos, lazer, modo de estudar com os alunos.
A escola oportuniza visitas as Feiras das profissões das Universidades da região para verem de perto e sanar dúvidas sobre o mundo academico.
Com esse trabalho realizado esperamos orientar, sanar dúvidas oportunizar o autoconhecimento para a tomada de decisão dos nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O adolescente e a Escolha Profissional.

Momentos Decisivos.
Chega o momento decisivo, a hora de escolher uma profissão, um periodo repleto de dúvidas, incertezas, ansiedade, inseguranças e medos. Então, como ajudar?
Como preparar nosso adolescentes para as profissões do futuro se não sabemos nem ao certo quais são?
Como prepará-los para um mercado tão incerto, com altas taxas de desemprego, valores morais e éticos corrompidos e o fantasma da falta de expectativa que nos assombra?
Diante de tal realidade, percebemos que o mais importante é prepará-los para a vida, investindo no seu desenvolvimento e crescimento pessoal assim como nas suas relações interpessoais e habilidades empática.
O segredo de uma receita de sucesso, está muitas vezes na qualidade dos ingredientes utilizados.
O diálogo aberto, a compreensã, o respeito pelo individualismo de cada um, a transmissão de valores sólidos e o limite na medida certa, são sem dúvida ingredientes que fazem a diferença.
Devemos passar aos nossos adolescentes que vale a pena lutar por seus sonhos e ideais e que sempre se deve investir no trabalho digno, honesto, que possa levá-los a uma realização pessoal e profisssional.
Escola e família devem lutar juntas para o desenvolvimento equilibrado de nossos jovens em busca de uma sociedade mais justa e melhor para se viver.